No exterior, a Enel X Way e a Toyota fecharam recentemente uma parceria para fornecimento de carregamento doméstico. Já no Brasil, a linha de negócios dedicada exclusivamente à mobilidade elétrica do Grupo Enel celebra um importante marco de 500 carregadores elétricos públicos e semi-públicos para veículos eletrificados, algo que foi conquistado em 2022, primeiro ano de atuação da Enel X Way no mercado nacional.
Entre esses 500 carregadores, parte destes equipamentos da Enel X Way contam com carregamento inteligente semi-rápido, tanto que podem abastecer 80% da bateria de elétricos e híbridos plug-in num período de aproximadamente 3 horas, tempo que varia obviamente dependendo do modelo do veículo.
Esse montante inclui também carregadores rápidos em diversas localidades Brasil afora, sendo encontrados em pontos de parada em estradas, postos de combustíveis, indústria, comércio e residências em parcerias com montadoras, concessionários, distribuidores de combustível e redes de estacionamentos.
A empresa de energia e mobilidade elétrica também destaca os mais de 3.000 carregadores entregues para o setor privado. Vale lembrar que a Enel X Way trabalha com carregadores que vão desde modelo de 7 kW AC até 350 kW DC, com o segundo equipamento permitindo cargas completas em menos de 15 minutos em veículos.
“Estamos auxiliando as montadoras que desejam entrar no mercado brasileiro a criar uma infraestrutura que dê segurança aos consumidores e fazendo aliança com diversos setores, que já perceberam esta transição como inevitável”, diz Paulo Maisonnave, responsável pela Enel X Way no Brasil.
O mercado para as empresas que investem em carregadores, bem como em pontos de parada para veículos elétricos e híbridos plug-in é promissor, já que as vendas de veículos eletrificados crescem no Brasil. Atualmente, já temos o total de 131.007 veículos eletrificados rodando pelo país.
Segundo números da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), o ano de 2023 começou com 4.503 unidades emplacadas em janeiro – o que significa um aumento de 76% em comparação a janeiro de 2022 (2.558). O montante vendido neste ano chama mais a atenção ainda comparado ao mesmo mês de 2021 (1.321), pois o salto foi de 241%.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
EUA: boom secreto de produção de baterias para carros elétricos
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Detroit está transformando seus postes em carregadores para elétricos
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
BorgWarner apresenta sistemas de carregamento pela 1ª vez no Brasil
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Ford pede aos clientes de elétricos que parem de usar carregadores da Tesla